Chile

Chile, País de poetas.

Ditado Popular

Chile

Chile

Os escritores do Chile criam e recriam o mundo a partir de um país que foi narrado pela primeira vez por Alonso de Ercilla y Zuñiga, cronista espanhol do século XVI. Em sua principal obra, o poema épico “La Araucana” coloca o Chile em versos perfeitos hendecassílabos (de doze sílabas): “Chile, fértil provincia y señalada/ en la región antártica famosa/ de remotas naciones respetada/ por fuerte, principal y poderosa” (O Chile, província fértil e sinalizada/ na região da Antártida famosa/ de nações remotas respeitada/ por forte, principal e poderosa).

Quatro séculos depois, os poetas Gabriela Mistral Pablo Neruda receberam o Prêmio Nobel de Literatura. O maior prêmio mundial das letras reconhece a voz da América Latina e os sonhos e valores mais profundos da humanidade no trabalho destes chilenos.

Da oralidade à escrita

Afirma-se frequentemente que o país foi inventado por um poeta, referindo-se a La Araucana, trabalho parcialmente publicado pela primeira vez em 1569, em Madri. O texto narra passagens da guerra entre os mapuchs e os conquistadores, descreve o caráter dos povos nativos e a natureza exuberante com que se deparou o autor.

Todavia, o primeiro não foi a escrita. Para o povo mapuche, que habitava estas terras antes da chegada dos espanhóis, a linguagem era de tradição oral, não escrita. A poesia era parte da oratória guerreira e dos ritos fúnebres ou religiosos. Desde a chegada dos europeus, se desenvolveu a literatura colonial, obra de espanhóis e crioulos ou nascidos no Chile.

República do Chile

Um dos países mais desenvolvidos da América Latina

O Chile possui uma área de 756.626 km² e uma população de 15,6 milhões, de acordo com o censo de 2000. Sua moeda é o peso chileno e a capital federal é Santiago. O idioma oficial é o espanhol. Quase 90% da população é cristão, em sua maioria (77%), católicos. Possui uma das menores taxas de analfabetismo da América Latina, de 4,3%.

A divisão do território chileno é um pouco complexa. Administrativamente, o estado é dividido em 13 regiões, de norte a sul, mais a região metropolitana.

O nome Chile pode ter origem em dois povos diferentes. A primeira teoria é de que teria origem inca que chamavam o Vale do Aconcágua de Vale do Aconcágua Chili, baseado no nome do chefe tribal da região. A outra teoria é que tenha origem mapuche, significando “onde a terra acaba”.

De acordo com pesquisas arqueológicas mais recentes, o país tem sido habitado por mais de 10.000 anos. No século XVI, o país pertencia ao império Inca. Neste mesmo século também foi descoberto e conquistado pelos espanhóis. O país iniciou seu período de autonomia da Espanha após a declaração da Primeira Junta de Governo em 1810, que culminou com a Declaração de Independência em 2 de Fevereiro de 1818. A data é festejada pelos chilenos no dia 18 de setembro, dia em que foi criada a Primeira Junta do Governo – primeiro documento formal da república autônoma do Chile.

A bandeira nacional chilena apresenta duas listas horizontais iguais brancas e vermelha, com um quadrado azul contendo uma estrela branca de cinco pontas. O vermelho representa o sangue dos patriotas que lutaram pela independência, o branco representa a neve dos Andes, o azul representa os céus e a estrela reforça que o Chile é uma república unitária.

Deixe um comentário